sábado, 31 de maio de 2008

2011

Sim, eu mudei de opinião sobre o Lula.

Ainda lembro de 2006, quando ouvi que ele havia sido reeleito. Não foi uma notícia agradável, mas não consigo ver Geraldo Alckmin como presidente do país. Nem José Serra, nem qualquer outro possível e carismático candidato.

Lula, ou a administração dele, conseguiram e conseguem colocar o Brasil num patamar superior, e falo disso economicamente. Fato é que a única avaliação positiva que sempre tive do governo dele foi a economia. Ultimamente estendi essa aprovação para outras áreas, ainda que prematuramente.

Não é uma administração perfeita, é claro. Bem longe disso. Mas eu creio que o terreno esteja sendo preparado para um futuro um pouco melhor para o país.
Semana passada li um artigo de uma revista, me parece que foi a Newsweek. Falava sobre o poder de mudança que o petróleo – sim, o petróleo! – pode ter no nosso país. Várias descobertas de possíveis poços pela Petrobras abrem um novíssimo ângulo de futuro, com o barril do óleo batendo em 150 dólares até o final do ano.

Fatores não faltam para que o crescimento seja contínuo nos próximos 10 anos. Falta administração, gestão correta de tudo o que envolve a máquina pública. Sucessão do Lula? É uma incógnita, eu não vejo ninguém como possível ocupante da posse em janeiro de 2011.

Dilma Rousseff? É a que parece mais próxima, talvez fazendo frente a qualquer outro candidato que a oposição lance. Claro, se Lula realmente largar o Palácio da Alvorada. Mas isso é assunto pra um outro dia.