segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O Carbono Verde

Hoje acordei cedo e fiquei simplesmente impressionado com duas notícias, uma delas agora à tarde.



Vejam uma parte desse primeiro, do New York Times:


Se dois cientistas do Laboratório Nacional de Los Alamos (EUA) estiverem certos, as pessoas continuarão colocando gasolina no tanque dos seus carros daqui a 50 anos e despejando na atmosfera toneladas de dióxido de carbono (CO2), o grande vilão do efeito estufa. Mas não estarão poluindo o ar nem contribuindo para o aquecimento global. Jeffrey Martin e William Kubic Jr., os cientistas que estão propondo este conceito - que chamam pomposamente de Green Freedom (liberdade verde) - , querem remover o CO2 do atmosfera e transformá-lo novamente em gasolina.

A idéia é simples. O ar poluído seria bombeado para tanques com uma solução líquida de carbonato de potássio, substância que tem a capacidade de absorver o dióxido de carbono. O CO2 seria então submetido a reações químicas que o reverteriam novamente para combustível, seja etanol, gasolina ou querosene de avião.

O processo poderia transformar dióxido de carbono de um indesejável e perigoso poluente em uma inesgotável fonte de combustíveis renováveis. O circuito fechado - igual quantidade de CO2 emitida e renovada - significaria que carros, ônibus, caminhões e aviões não contribuiriam mais para o efeito estufa.

Embora ainda não tenham construído nenhuma fábrica de combustível sintético, ou mesmo um pequeno protótipo, os cientistas dizem que todo o projeto é baseado em tecnologias disponíveis.

- Tudo nesse conceito já existe, é operacional ou tem algo parecido que funciona - garante Martin.




Quero dizer, é...
Simplesmente fantástico! Suponhamos que a idéia se torne real, e que eliminássemos todo o gás carbônico da atmosfera, o transformando em combustível, que se transformaria em gás novamente, e assim por diante, num ciclo praticamente infinito! São idéias como essas(que infelizmente são raras) que podem garantir nada menos do que a sobrevivência da raça humana, ou a inundação de milhares de cidades ao redor do mundo, ou ainda o terrível fim da água.





Agora a outra, um pouco menos importante. Do G1:


Força-tarefa para enfrentar madeireiros deve ter mais de mil homens
Cerca de 200 homens saíram de Belém e foram para Tailândia (PA) nesta segunda-feira.
Eles vão participar da Operação Arco de Fogo, para combater desmatamento na Amazônia.

O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correia, disse, nesta segunda-feira (25), que a força-tarefa para enfrentar os madeireiros, em Tailândia (PA), deve ser formada, no total, por mais de mil homens.




Não é uma coisa fantástica, nem sequer tão importante, mas pessoalmente, eu pensava nisso há um tempo. Já passou da hora de a lei começar a ser seguida na Amazônia. Se a destruição do "pulmão do planeta"(ou 'ar-condicionado do mundo', para os mais contemporâneos) não for freada logo, teremos um deserto mais ou menos do tamanho de duas Argentinas. Já se o desmatamento for freado, teremos acabado com 70% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, só pra citar um dos fatos.


Não tenho nenhuma "mensagem" a passar hoje. Leiam, reflitam por uns segundos e tirem suas conclusões.