terça-feira, 25 de março de 2008

Ler é mais do que um exercício

Vou transcrever aqui embaixo uma redação dissertativa que fiz essa semana, em papel e caneta mesmo! Até que ficou boazinha xD. Vejam aí:



Ler é mais do que um exercício


A leitura é essencial para a cultura de toda a sociedade. Mesmo sendo pouco habituado à essa atividade(apenas 26 milhões de brasileiros lêem quatro livros ou mais por ano), o brasileiro tem uma grande variedade de literatura de todos os tipos à sua disposição. Entretanto, o jovem que está entrando no mercado de trabalho não consegue associar leitura e lazer.

Obviamente existem jovens que gostam de ler qualquer estilo literário. São excessões, casos raríssimos de encontrar hoje em dia, enquanto vivemos cercados de informações que nos são "bombardeadas" diariamente pelos meios de comunicação. Entretanto não é totalmente justo culpar a mídia ou os jovens por essa aversão. A maioria dos livros - especialmente os clássicos da literatura - tem uma linguagem muito difícil de compreender, e esse motivo já é suficiente para afastar o jovem do livro.

Apesar de todos os obstáculos, a tarefa de fazer o jovem gostar de ler pode ser, teoricamente, muito fácil! Isso passa a acontecer quando algo diferenciado caminha junto com a leitura, como teatros e vídeos que, se adaptados à atividade, envolvem e convidam o leitor ao mundo imaginativo das obras.

Com iniciativas adequadas, a atual situação de desinteresse pode ser revertida ou amenizada mno médio prazo. Afinal de contas, é pela cultura que se inicia o real desenvolvimento, seja de um bairro ou de um continente.